domingo, 22 de novembro de 2009

RSS + Google Reader = Twitter ?

O RSS e o Google Reader são sistemas similares que trazem para o usuário as notícias de sites pré escolhidos pelo mesmo. Os sistemas fazem com que o leitor não tenha que ficar atualizando os sites incessantemente em busca de notícias, a notícia vai até ao leitor com esses programas.

O RSS é o programa mais "tradicional" para esse tipo de serviço. O usuário tem que baixar um programa para conseguir assinar os "RSS" dos sites de notícia e/ou blog que for seguir. As notícias , ao serem publicadas, aparecem no canto inferior direito da tela, assim o usuário pode ler o título da matéria e se quiser, ler o restante da notícia.



O Google Reader segue o mesmo modelo, mas tem uma vantagem comparativa que é o fato do usuário não ter que baixar nenhum programa para usar-lo, basta ter uma conta no Google. No site do serviço, o usuário escolhe os sites que quer seguir e partir daí, as notícias vão sendo atualizadas automaticamente.




Os dois serviços revolucionaram a web 2.0, mas como se sabe, uma revolução na internet não necessariamente dura mais do que uma primavera. Acredito que o Twitter acabou superando os dois programas. O usuário do Twitter pode seguir os principais jornais on line e blogues e acaba tendo o mesmo serviço que teria no RSS e no Google Reader e com uma vantagem: no twitter, o usuário tem muito mais poder de participação. Ele pode retwittar as notícias, ou seja, passar para frente para os seus seguidores. Pode colocar o link e comentar as notícias, enfim, uma série de possibilidades interativas que no RSS e no Google Reader não são possíveis.

No final das contas, o que importa é o usuário saber como os programas funcionam, para que eles existem, fazer a sua escolha e se cercar da maior fonte de informações possíveis.

Um comentário:

  1. Oi Renato,
    Você captou bem o objetivo do exercicio com a comparação dos resultados dos mecanismos de buscas. O jornalista não pode confiar num só. Precisa testar em mais de um para minimizar a margem de erro, porque os sistemas ainda estão sujeitos à muitas falhas. A gente não repara, mas se você for um especialista em buscas, vai ficar meio assustado com a quantidade de erros. A outra coisa é a necessidade de usar algumas manhas numa busca. Por exemplo, se você mudar a ordem das palavras, os resultados variam. Outro fator. Os sites mudam os endereços das páginas com alguma frequencia, principalmente os menos profissionais. Isto confude o buscar. Aí a solução é ir na home page e fazer u ma busca no site usando o mecanismo dele, que as vezes é mais atualizado do que um dos grandes sistemas.
    Tua referência ao fato de que não aparecem resultados de grandes jornais, se deve ao fato de que muitos deles exigem senha e cadastramento para acessar o arquivo. Ai o robot do sistema de buscas não entra. A forma de acesso mais atualizada é pelo diretorio. No caso do Google, é só ir na aba mais (more) e buscar o item Diretorio. Este sistema não usa robôs mas uma profissionais de carne e osso para indexar as URLs. É menos amplo que o sistema dos robos, mas dá sempre a página mais atualizada. É o ideal para acessar publicações jornalisticas.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir