domingo, 22 de novembro de 2009

Buscando pela crise na internet

Com a idéia "crise na imprensa" na cabeça fui me aventurar em oito sites de busca dessa rede imensa chamada internet. A intenção é comparar os cinco primeiros resultados da pesquisa de cada site. O resultado foi muito diferente do que eu esperava - como veremos agora.

Comecei a busca pelo onipresente Google. Eu imaginava que os grandes sites de notícia seriam os cinco primeiros resultados, ledo engano. Apareceu de tudo. Um fórum de discussões sobre a crise na imprensa. Dois blogues pessoais e apenas dois sites de jornais online: um para o UOL notícias ( com uma matéria em vídeo) e outro para um jornal online não tão conhecido, o "Em Dia News".



No Yahoo! a coisa não foi muito diferente. Dois blogues, sendo quem um desses dois havia aparecido no resultado do Google, o blog do Pedro Doria. Dois jornais on line, sendo que só um de grande porte: O Dia online que é do Terra. E um resultado para o Observatório de Imprensa, site que é um misto de fórum de discussões e rede social para jornalistas.

O Deepdyve tem uma proposta mais cientifica/acadêmica e a princípio não apareceu nenhum resultado na pesquisa. Mas se o usuário clicar em "web results" conseguirá ter uma busca sobre o tema crise na imprensa. O resultado da pesquisa também nos levou mais para blogues. O único jornal existente entre os cincos sites indicados foi um de Angola, o Angola Press. Foi o único site não brasileiro que apareceu em nossas pesquisas, o que não deixou de ser interessante.

O Radar UOL apresentou os mesmos resultados do Google. Se o usuário olhar bem o site lerá que eles usam o sistema de busca do Google, mas o aviso está bem pequeno, o que não deixa de ser moralmente discutível.


O site de buscas Clustsy foi uma negação completa, nenhum resultado e tentei com todas variações possíveis. Acredito que só façam buscas em inglês.


Já no Bing a busca por sites também não foi muito frutífera. Dos cinco primeiros resultados, dois davam para outros sites de busca que não tinham nenhuma relação com o assunto. Um link era para o Comunique-se e os outros dois para blogues pessoais.

Já no Ask e no DogpPile podemos perceber que os resultados são basicamente os mesmo do que o do Google o do Yahoo, só a ordem de apresentação que não é necessariamente a mesma.

As conclusões dessa missão acabaram sendo mais nilistas do que o esperado. O Google e o Yahoo acabam sendo , realmente, os meios de pesquisa mais recomendados quando o assunto não é tão específico.



Outro fator que merece ser analisado com mais calma e profundidade é o fato de que os grandes jornais on line não aparecem nas buscas , ou pelo menos, não aparecem entre os primeiros resultados. Será isso uma mera coincidência? Me atrevo a dizer que o tema “crise na imprensa” com certeza foi coberto pelos grandes jornais que possuem site. Porque eles não apareceram nas buscas? Porque houve uma primazia pelos blogues nos sites de busca? São questões que ainda não possuo elementos para responder, mas que ficam no ar e mostram a necessidade de se estudar ainda mais como funcionam esses mecanismos de busca.


E , como pudemos perceber, os blogues pessoais aparecem em praticamente todas as buscas feitas por esse que vos escreve. Isso é muito importante para mostrar a responsabilidade que temos com um blog pessoal. Á qualquer momento um novo leitor pode aparecer e até, porque não, novas oportunidades de trabalho. Então, os princípios de seriedade, apuração e responsabilidade que usamos para trabalhar nos meios convencionais, também devem ser usados na web, pois nunca se sabe a amplitude que o seu blog terá.

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